professor ser ou não ser?
Atividade requisitada pela professora Dra° Luisa Trombeta para cumprir as exigências da disciplina psicologia do desenvolvimento e aprendizagem II, atividade esta elaborada pela discente Rafaela Santos Paz.
ATIVIDADE
Professor: ser ou não ser?
Tendo como ponto de análise a profissão professor nos dias atuais se configura uma profissão deveras difícil é que exige do individuo amor a profissão, vontade de mudanças e esperança de que esta é possível.
O professor no Brasil pelo processo histórico de desvalorização, configura-se uma profissão das mais importante e contraditoriamente sucateada, desvalorizada, a educação brasileira vai mal, pela má formação de grande parte dos professores, pela má remuneração dos mesmo, pela má estrutura física das escolas e pela desestruturação das famílias.
Entretanto ainda existem pessoas que acreditam na importância da profissão, que acham que ainda é possível transformar a realidade das crianças e adolescentes que nelas ingressam. Contudo é preciso balancear, não só ser um profissional compreensível com a realidade de seus alunos é preciso estabelecer limites, é preciso pensar certo e fazer certo. É necessário, portanto que a pratica seja condizente com a teoria.
Partindo duma análise geral para um análise particular, eu estou na graduação pois sou apaixonada pela vida escolar, ambiente este que precisa ser saudável para um bom conviveu e relacionamento dos envolvidos, professores, alunos e direção. Eu quero sim ser professorar e viver a vida escolar e me relacionar bem com meus alunos, não lhes garanto a salvação, pois isto não esta a meu alcance, uma promessa particular minha a mim mesma é ser esforçada, dedicada, é não descontar neles meus problemas pessoais, é ser compreensível sempre que possível, não perseguirei e não humilharei. Tentarei me espelhar nos melhores