Destilação batelada
Nesta prática, observou-se o processo de destilação em batelada de uma mistura constituída por álcool hidratado e água, com o objetivo de analisar o equilíbrio líquido-vapor. Utilizando o método de ponchon savarit, foi possível encontrar o teor de álcool presente na mistura e constatar que a mesma foi adulterada, ou seja, que foi adicionada a mesma uma certa quantidade de água que afetou no valor final do teor de álcool.
SUMÁRIO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
OBJETIVOS 6
MATERIAIS E MÉTODOS 6
RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS 11
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Destilação é uma Operação Unitária integrada no conjunto das Operações Baseadas na Transferência de Massa. O mecanismo subjacente a esta operação de separação é o do equilíbrio líquido/vapor. Ao fornecer calor a uma mistura líquida, se promovermos a sua vaporização parcial, obtemos duas fases, uma líquida e outra de vapor, que têm composições diferentes. A diferença de composição das duas fases resulta da diferença de volatilidades dos vários componentes da mistura líquida inicial. Quanto maior for essa diferença entre as volatilidades (isto é, quanto mais diferente da unidade forem as volatilidades relativas) maior será a diferença de composição entre a fase líquida e vapor e, como tal, mais fácil será a separação por Destilação. As aplicações industriais do processo de destilação são várias, sendo a mais conhecida a da separação de misturas de hidrocarbonetos na indústria petroquímica em particular na refinação do petróleo.
Este tipo de destilação consiste em apenas uma etapa de vaporização e condensação. Utiliza-se quatro equipamentos aqui: um refervedor, um condensador, um receptor e um termômetro. A vaporização se dá pelo aumento rápido da temperatura ou pela redução de pressão no refervedor, onde a mistura a ser purificada está inicialmente. O vapor gerado no refervedor é imediatamente resfriado no