A vida cotidiana em Roma
Sobrou-nos a produção popular de Pompéia, graças à erupção do Vesúvio. Possuímos cerca de dez mil inscrições parietais, ou grafites. Não se tratará, neste livro, do quotidiano dos romanos em geral, mas de um seu momento específico, no auge do Império Romano.
CAPÍTULO I – O POVO E SUA CULTURA
O que é Cultura?
Não há uma unanimidade quanto a uma definição. Cultura é tudo que resulta do trabalho e da elaboração humanos. Cultura não é apanágio de classe. Todos os indivíduos são intelectuais, pois são difusores do saber e exercem um papel ativo na organização do mundo social. As expressões populares e sua originalidade por vezes se assimila cultura a cultura erudita, reduzindo a primeira à segunda, e estabelecendo a produção cultural dos grupos hegemônicos na sociedade como padrão a partir do qual se julga o grau de aculturação de indivíduos e grupos sociais.
Uma concepção mais sofisticada considera que a ideologia da classe dominante torna-se a ideologia dominante para a sociedade como um todo. Contudo, essa visão não dá conta dos conflitos entre os diversos grupos sociais.
As expressões populares não podem ser