destilaçao simples e fraccionada
Resumo
Os objectivos relativos a este trabalho experimental são a realização de uma destilação simples e de uma destilação fraccionada da mesma mistura, identificando qual dos processos é mais eficiente. Uma destilação é um processo que consiste na purificação de líquidos através de uma evaporação do líquido e na condensação dos seus vapores, desde que estes tenham pontos de ebulição que distem cerca de 30 °C, podendo-se fazer a destilação da mistura. Como a acetona e a água têm como pontos de ebulição de 56,5ºC e 100ºC, respectivamente, conseguimos proceder à separação dessa mistura. Ao analisar os resultados obtidos, concluímos que a destilação mais eficiente é a destilação fraccionada.
Introdução Teórica
O líquido é constituído por moléculas que apresentam movimento desordenado e com a elevação da temperatura elas podem passar à fase gasosa num sistema fechado. A pressão de vapor é atingida quando ocorre o equilíbrio de fases e quando essa pressão se iguala à pressão ambiente, o líquido entra em ebulição. Após o líquido atingir o seu ponto de ebulição, com auxílio de dois processos diferentes, a destilação simples e a fraccionada, teremos como objectivo concluir qual dos processos tem maior eficiência.
Parte experimental
Este trabalho experimental está dividido em duas partes, uma primeira relativa à destilação simples e uma outra à destilação fraccionada. Ao iniciar a experiência medimos 100 mL de uma mistura fornecida para um balão de fundo redondo, ao qual juntámos alguns fragmentos de porcelana porosa, que tem como objectivo regularizar a ebulição dado que estes fragmentos libertam pequenas bolhas de ar por aquecimento. Tendo em atenção algumas recomendações, fizemos a montagem para a destilação simples, começando por ter o cuidado de garantir que toda a montagem estaria segura. Assim, em primeiro lugar colocámos a