destila ao fracionada
No laboratório é possível separar qualquer tipo de misturas, sendo elas heterogêneas ou homogêneas, cloro que, utilizando técnicas e equipamentos especializados para tal separação. Para uma mistura heterogênea é mais fácil, pois, é visível a identificação das substancias, onde nos mesmos podemos identificá-los e descrever as fases e substancias ali contida, mais na homogênea utilizam-se equipamentos mais específicos, que faz com que haja gasto de energia e técnicas especiais.
Nessa pratica, foi discutidos exemplos de como separar e postos em teste no nosso laboratório. De quatro meios de separações, foi escolhida a destilação fracionada, usados para separar dois ou mais líquidos miscíveis de diferença pequena de PE. A utilização da técnica de destilação fracionada baseia-se na purificação de substancias pela diferença de pontos de ebulição dos componentes do sistema homogêneo. Como a substancia utilizada no experimento é uma mistura com elementos químicos que possuem pontos de ebulição distintos, o nosso objetivo é determinar o PE de cada elemento em função de tempo e volume, que é destilado quando aquecido a 100° C.
No esquema da destilação fracionada, a Acetona Comercial é colocada no balão de fundo redondo e adicionado perolas de vidro. Nos equipamentos montados tem uma coluna de fracionamento, que consiste essencialmente de um longo tubo vertical através do qual o vapor sobe e é parcialmente condensado. A condensada escoa pela coluna e retorna para o balão. Dentro da coluna, o liquido (Acetona Comercial), que volta, entra em contato com o vapor e ocorre a troca de calor, onde o vapor se enriquece com o componente mais volátil.