Dessalinização da Agua
O processo de dessalinização da água tem por objetivo transformar a água salina em água doce.
Com a escacez e alerta da falta de água no futuro, a anos atrás esse processo já foi iniciado. Hoje exitem várias maneiras de se dessalinizar a água, porém alguns mais caros, outros mais baratos, alguns viáveis e outros nem tanto.
Ao longo do trabalho será mostrado cada processo e seus benefícios.
DESSALINIZAÇÃO
Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce, ou potável para o consumo humano.
Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema. A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe.
PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA
Em todo o mundo são adotados quatro métodos diferentes para promover a conversão da água salgada em doce: a Osmose Inversa ou Osmose Reversa, a Evaporação ou Destilação Multiestágios, a Dessalinização Térmica e o método por Congelamento.
1. Evaporação ou Destilação Multiestágios:
A água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.
1.1 A água salgada é retirada do mar e transferida para o tanque 1 (setas vermelhas);
1.2. A luz solar incidente (parte superior do tanque: indicada pelas setas brancas), faz com que a água salgada se evapore;
1.3. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação: o processo é representado pelas setas amarelas. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.
O processo é simples e barato, o grande