Dessalinização da água do mar
MARIA JULIA FUTATA Nº 25 3ªA
DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR
LINS-SP
2015
SUMÁRIO
1. Introdução..................................................................................................3
2. Histórico de processos de dessalinização.................................................4
3. Processos de dessalinização da água do mar..........................................5
4. Conclusão..................................................................................................7
5. Referências................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Dessalinização refere-se a vários processos físico-químicos de retirada de excesso de sal e outros minerais da água ou do solo. Este método é muito utilizado por locais onde a água doce é escassa. Geralmente esta água é obtida e utilizada para consumo humano e eventualmente a produção de sal de cozinha como subproduto.
Apesar de 70% da superfície terrestre ser recoberta de água, o que confere ao nosso planeta sua cor azul característica, cerca de 97% dessa água está nos mares, ou seja, é salgada. Além disso, dos 3% de água doce que todo o planeta dispõe, cerca de 2% deles encontram-se congelados nas calotas polares e nas geleiras, restando menos de 1% para nosso consumo. Consequentemente nos dias atuais é grande a falta de água potável no mundo, há vários lugares onde os rios e lagos já não existem mais por isso a procura de maneiras de utilizar a água é muito evidenciada hoje.
HISTÓRICO DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR
Em 1928 foi instalado em Curaçao uma estação dessalinizadora pelo processo da destilação artificial, com uma produção diária de 50 m3 de água potável.
Nos Estados Unidos da América as primeiras iniciativas para o aproveitamento da água do mar datam de 1952, quando o Congresso aprovou a Lei Pública número 448, cuja finalidade seria criar meios que permitissem reduzir o custo da dessalinização da água