Ceramicos1
R: É dada pela seguinte equação: Vac = 42,4/ √(D)
A velocidade de rotação dos moinhos de bolas é calculada em função da velocidade angular crítica (Vac), que é a velocidade à qual as componentes das forças, centrífuga e do peso do material, se igualam (resultando nula a ação de moagem) e que se encontra relacionada com o diâmetro interno do moinho (D).
2. Que parâmetros devem ser controlados para o controle do tamanho das partículas após a moagem?
R: O tamanho das partículas é controlado pela freqüência e energia de impactos de partículas no moinho e a resistência à fratura das partículas. Moagem vibratória e moagem por atrito produzem partículas mais finas e uma distribuição de tamanhos menores, a uma taxa mais rápida. Um moinho de bolas é utilizado para a moagem de alta capacidade e quando é preferida uma distribuição de tamanho grande ou mistura. Além disso, há a dispersão dos aglomerados com um mínimo de danos às fases de partículas ou de aditivos. O controle do volume de alimentação da moagem e da consistência da alimentação é necessário para minimizar o desgaste e a contaminação química durante a moagem.
3. Porque os aditivos de processamento são importantes?
R: A definição da mistura de aditivos a ser utilizada é uma operação complicada, uma vez que uma determinada mistura pode ser bastante adequada a uma determinada fase da operação de prensagem, e ao mesmo tempo apresentar sérios inconvenientes para a execução de outras etapas, ou mesmo para as características mecânica da peça conformada.
Efeitos que alguns aditivos podem exercer sobre:
- Ligantes: Conferem plastificação e resistência a verde após a conformação.
- Plastificantes: Modificam os ligantes conferindo maior fluidez (capacidade de preencher o molde)
- Lubrificantes: Reduzem o atrito entre partículas e o atrito entre as partículas e as paredes do molde.
- Outros aditivos: Defloculante, Agente anti-estática, Estabilizador de espumas, Fungicida,