TEnsao deformação de objetos ceramicos
Os cerâmicos estão entre os elementos metálicos e não metálicos; eles são frequentemente óxidos, nitretos e carbetos.
Os cerâmicos são compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. Estes materiais são tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes abrasivos do que os metais e polímeros.
Propriedades Mecânicas
Os materiais cerâmicos têm sua aplicabilidade limitada em certos aspectos devido às suas propriedades mecânicas, que em muitos aspectos são inferiores àquelas apresentadas pelos metais. A principal desvantagem é uma disposição à fratura catastrófica de uma maneira frágil, com pouquíssima absorção de energia.
Fratura Frágil das Cerâmicas
À temperatura ambiente, tanto as cerâmicas cristalinas como as não cristalinas quase sempre fraturam antes que a deformação plástica ocorra em resposta a aplicação de uma carga de tração. O processo de fratura frágil consiste na formação e na propagação de trincas através da seção reta do material em uma direção perpendicular à carga aplicada. O crescimento da trinca em cerâmicas cristalinas é geralmente através dos grãos (trangranular) e ao longo de planos de elevada densidade atômica. Uma concentração de tensões na extremidade de um defeito pode causar a formação de uma trinca que pode se propagar até a uma fratura real.
Comportamento Tensão – Deformação
Resistência a Flexão
O comportamento tensão – deformação de cerâmicas frágeis normalmente não é avaliado através de um ensaio de tração. Primeiro porque é difícil preparar e testar amostras que possuam a forma exigida. Segundo porque é difícil prender e segurar materiais frágeis sem fratura – lós. E terceiro, as cerâmicas falham após uma deformação de apenas aprox. 0,1 % o que exige que os corpos de prova de tração estejam perfeitamente alinhados.
Portanto na maioria das vezes é empregado um ensaio de flexão transversal onde um corpo de prova na forma de uma barra é flexionado