Despotismo
I) INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo conceituar o que seja Déspota, Despotismo, Absolutismo, Iluminismo e a Revolução Francesa, e ao mesmo tempo descrever como a trilogia LIBERDADE-IGUALDADE-FRATERNIDADE, que constitui um embasamento sólido da Doutrina Maçônica, foi adotada pela Ordem Maçônica e ao mesmo tempo, considerar qual foi a participação da Ordem Maçônica nestes movimentos que caracterizaram a História dos séculos XVII, XVIII e XIX.
II) DESENVOLVIMENTO
Déspota é a qualificação dada à pessoa que governa de forma arbitraria ou opressora. Muitas vezes atingem o poder pelas vias democráticas ou movimentos populares, mas com o tempo busca enfraquecer as demais instituições, reger leis de interesse próprio e adquirir autoridade absoluta.
É o mesmo que ditador, ou seja, o individuo que exerce todo o poder político sozinho ou com um pequeno grupo de pessoa sufocando seus opositores.
Dessa forma, Despotismo é a forma de governo em que o poder se encontra nas mãos de apenas um governante. Nesta, os súditos são tratados como escravos. Diferentemente da ditadura ou da tirania, este não depende de o governante ter condições de se sobrepor ao povo, mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e ou por não saber o que fazer. No despotismo, segundo Montesquieu, apenas um só governa, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e capricho.
O despotismo é sem sombra de dúvida, a forma de governo mais simples, pois é baseado em um conceito simples: o poder detém a razão. Numa sociedade despótica, o poder é mantido inquestionavelmente por aqueles que detêm o poder sobre as forças armadas e conseqüentemente, podem reforçar suas ordens.
Além disso, por ser uma forma de governo tão centralizada, o despotismo tem dificuldades de combater eficazmente rebeliões e impedir o desvio de finanças do Estado se seu território