Desporto
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Área de Integração, e vai falar sobre os “Desequilíbrios Regionais” como as suas causas e possíveis soluções.
Causas do Desequilíbrios Regionais
Existem várias causas para os desequilíbrios regionais em Portugal, algumas delas como o nível de vida, êxodo rural, atividade económica, densidade populacional, desertificação humana etc…
Reflexão
Na minha opinião, sendo Portugal um país pequeno deveria ser mais homogéneo, ou seja, a população deveria estar de igual modo distribuída, não existir tanta população só no litoral mas também no interior, esta é uma das causas dos desequilíbrios regionais, designada por Densidade Populacional.
Outras das causas é a atividade económica, ou seja a atividade industrial e os serviços, que existe maioritariamente no litoral de Portugal, atraindo assim mais população, deixando poucas pessoas no interior.
O que também leva a população a mudar-se para o litoral, são as condições de vida que ela oferece, ou seja o Nível de Vida, que lhes proporciona principalmente nas metrópoles de Lisboa e do Porto, pois existem numerosos serviços públicos indispensáveis à população, como por exemplo, a educação, a saúde, o lazer e a cultura, que não existe no interior. No interior a população predominante é a população idosa, porque os seus filhos vão para o litoral, especialmente para Lisboa, procurando melhores rendimentos, melhor qualidade de vida, por existir predominantemente população idosa, leva a que haja baixos rendimentos, limitando assim a indústria e o comércio. Por esse mesmo motivo diz-se que Portugal tem muitos Desequilíbrios Regionais. Mas para tornar o País mais homogéneo, existem várias soluções para minimizar esta situação deveria se criar mais empregos para puder fixar a população no interior, criando assim mais serviços (hospitais, escolas, bibliotecas,