Desporto
Actividade Física
Educação Física
Curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportivo
2012/2013
Docente: Helena Coutinho
Discente: Vera Oliveira
11º Desporto A
A Aptidão Física resume-se como sendo a capacidade de realizar as atividades quotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.
A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
Aptidão Física Relacionada à Saúde
Para muitos entendidos em aptidão, a resistência cardio-respiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde. Para muitas pessoas, estar “em forma” significa ter boa capacidade de resistência cardio-respiratória, exemplificada pela realização de corrida, ciclismo, natação, durante tempos prolongados.
A resistência cardio-respiratória pode ser definida como a capacidade de continuar ou persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares. É uma capacidade