Desporto
Gestão de Programas e Projetos de Desporto
-------------------------------------------------
Módulo 1 – Planeamento de Programas e Projetos de Desporto
-------------------------------------------------
J.R. Navas Martín
1 O PROJETO
1 .1 Conceito de Projeto
Segundo o Manual de Gestão de Projetos da Brown Boveri, “um projeto é um trabalho não repetitivo, planificado e realizado de acordo com especificações técnicas determinadas e com objetivos de custo, investimento e prazos pré-fixados. Também se define um Projeto como um trabalho de volume e complexidade consideráveis, que se realiza com a participação de vários departamentos de uma empresa e eventualmente com a colaboração de terceiros”
Projeto é um percurso que vai desde uma ideia até ao balanço final dos objetivos pretendidos. Passa pela transformação dessa ideia, numa formulação de objetivos precisos, segue-se uma escolha das opções possíveis quanto aos caminhos a percorrer para os alcançar. Vem depois a mobilização dos meios disponíveis e a aplicação destes às opções tomadas, que corresponde à fase de execução e, finalmente, a utilização ou exploração do produto resultante e a avaliação dos resultados.
Segundo J.R. Navas Martín:
“O projeto é um conjunto de operações de complexidade e dinâmica notáveis, destinadas a materializar uma ideia criadora, com objetivos precisos”.
1.2 Características dos Projetos
Descontinuidade – é uma atividade não repetitiva, com caráter episódico
Objetivos precisos – limitações no tempo e no custo.
Dinamismo – dado estar limitado no tempo e nos custos exige um grande dinamismo, tanto nas tomadas de decisões como no desenvolvimento da sua execução
Exposição as Fatores Externos – políticos, tecnológicos, económicos ou sociais. (incremento do fator de risco).
1.3 Tipos de Projetos
Campos em que normalmente eles se produzem: * Construção- a construção do túnel sobra o canal da Mancha; * Engenharia- o lançamento