Análise experimental do comportamento
Nome do exercício: Nível Operante
Nome da dupla
Nome do animal: Cuty
Data: 05/05/12
Horario Inicial: 09h36 min Término : 09h46min Duração: 10min
1. Objetivo do exercício:
Observar e registrar o comportamento do animal antes que ele passe por qualquer manipulação experimental, anotando a frequência com que ele emite um ou mais comportamentos. 2. Procedimento:
Será anotada em cada coluna correspondente ao nível Operante (NO) a frequência que o animal emite os comportamentos a cada minuto, durante 10 minutos. 3. Critério para coleta de dados:
Serão observados os comportamentos, obedecendo os seguintes critérios: 4.1 Pressionar a barra: quando o animal tocar a barra com uma ou duas barras ou com a cabeça, produzindo uma depressão característica de que a barra está funcionando. 4.2 Tocar a barra: Se o rato apenas tocar a barra com uma ou duas barras dianteiras ou com o focinho, porém sem produzir a depressão que sinaliza o acionamento da barra. 4.3 Farejar: quando o animal aproximar o focinho, enrugando-o e movimentando as vibrissas, no piso ou nas paredes da caixa experimental, sem contudo levantar as patas traseiras. A cada dois segundos de duração deste comportamento, considere uma nova ocorrência. 4.4 Levantar-se: quando o animal levantar-se nas patas traseiras aproximando o focinho do teto ou do topo das paredes da caixa experimental. 4.5 Limpar-se: quando o animal esfregar as patas dianteiras na cabeça, focinho e corpo duas ou três vezes. A cada três esfregadelas conte uma nova ocorrência.
4. Critério para liberação do reforço:
Neste exercício não houve liberação de reforço 5. Critério de encerramento :
Foi adotado o critério temporal, respeitando o limite de 10 minutos para a execução do exercício. 6. Resultado :
Comportamento | Frequência | Pressionar | 0 |