Volei
Praticamente toda energia que é liberada pelo metabolismo interno dos nutrientes é convertida em calor corporal. Isso explica a energia produzida pela contração muscular, porque a conversão máxima de energia dos nutrientes em trabalho muscular é de apenas 20%, o restante da energia dos nutrientes é convertida em calor durante as reações químicas intracelulares.
Levando em conta que um atleta bem treinado pode aumentar até 25 vezes a quantidade de calor liberada durante o exercício, pode-se, facilmente, compreender que quantidade imensa de calor é injetada nos tecidos internos do corpo.
Se essa imensa quantidade de calor for acoplada no corpo com um dia muito quente e úmido, de modo que a sudorese não seja capaz de eliminar esse calor, o atleta pode, sofrer acidentes muitas vezes intoleráveis.
Intermação: Durante provas de resistência a temperatura corporal, mesmo em dias normais, pode chegar a 40graus C., agora em temperaturas muito seca e úmidas a temperatura corporal pode chegar a 42 graus C.. Isso também ocorre quando pessoas fazem atividade física com vestimentas inadequadas, gerando assim um grande mau a saúde. Quando isso ocorre começam a aparecer alguns sintomas como a fraqueza extrema, cefaléia, náusea, sudorese muita intensa, etc. Esse complexo chama-se “Intermação” e caso não seja imediatamente tratado pode causar morte.
Quando um indivíduo para de fazer uma atividade sua temperatura não diminui imediatamente, isso ocorrer porque o sistema regulador para de funcinar, ou porque a velocidade de reações químicas intracelular duplica, promovendo assim mais