Despoluir água quimica
Tratando-se do Meio-Ambiente, estão sendo desenvolvidas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas, pelo fato da poluição que é causada pelo ser humano. Uma das técnicas utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletrofloculação, demonstrada nesse experimento. O método de eletrofloculação é caracterizado por instrumentação e operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.
Com esse experimento pode-se trabalhar a parte de Eletroquímica,com conceitos como potencial eletroquímico e transporte de elétrons devido às reações de oxidação e de redução ocorridas. Pode-se abordar também processos de separação de misturas como destilação, decantação e filtração.
O que acontece?
Um eletrodo de ferro (prego) é usado para fornecer íons metálicos para a formação de hidróxido de ferro (II ou III), pouco solúvel, que absorverá o corante presente na solução. Adicionalmente, bolhas de gás são produzidas no outro eletrodo, que arrastam alguns dos flocos formados pelo hidróxido e ajudam no estágio de separação (eletroflotação)
Nos últimos anos ocorreram grandes avanços na área de tratamento de efluentes. Dentre tantas conquistas, podemos destacar, para tratamento de águas residuais, a utilização de processos eletrolíticos, principalmente a Eletrofloculação. Tal processo constitui-se basicamente na passagem de corrente elétrica através de uma célula eletrolítica causando, simultaneamente, a ocorrência de dois processos distintos: Eletrocoagulação e Eletroflotação. Responsáveis, respectivamente, pela quebra de emulsão óleo-água presente no efluente em estudo, além da coagulação das partículas em suspensão e pela flotação das partículas aglutinadas através da adsorção de pequenas bolhas gasosas, provenientes da eletrólise da água. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de tal técnica para a depuração de águas