Poluição dos rios no Brasil
Joselito
Introdução
Dentre os diversos problemas ambientais que existem atualmente, um dos piores é a poluição dos rios, que tem varias consequências e só vem piorando cada vez mais no Brasil, mas é possível despoluir os rios eficientemente, como já aconteceu em alguns países da Europa.
Os rios estão sendo poluídos por vários motivos, começando por sistemas sanitários precários por falta de planejamento urbano;
Grande parte da poluição é causada por lixo sólido que é descartado por pessoas diariamente nos rios;
Lançamento de compostos inorgânicos, como metais pesados, causado por garimpeiros;
Produtos químicos de indústrias que são despejados sem tratamento algum;
E esgotos domésticos.
Quando o lixo se acumula provoca assoreamento dos rios e diminui a vasão, podendo causar alagamentos e enchentes quando ocorrem grandes chuvas.
Esgotos sem tratamento causam a morte de peixes e outros tipos de vida que habitam os rios, e facilita o desenvolvimento de microrganismos como bactérias, causando propagação de doenças em casos de enchentes.
Os rios da Amazônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são contaminados por produtos químicos pesados, como o mercúrio através da extração de ouro.
Rios de outros estados, principalmente São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são contaminados com todo tipo de poluição.
De acordo com a Comissão Mundial de Águas, mais da metade dos 500 maiores rios do mundo enfrentam problemas graves de poluição.
Os rios mais poluídos do Brasil são:
1- Rio Tietê (SP)
2- Rio Iguaçu (PR)
3- Rio Ipojuca (PE)
4- Rio dos Sinos (RS)
5- Rio Gravataí (RS)
6- Rio das Velhas (MG)
7- Rio Capibaribe (PE)
8- Rio Caí (RS)
9- Rio Paraíba do Sul (RJ)
10- Rio Doce (MG)
Em 1992, mais de um milhão de pessoas participaram de um abaixo assinado que exigia providencias governamentais para a despoluição do