Despertando O Silencio
Apoio
Shirley Vilhalva
Este livro foi escrito por uma professora surda parcial.1 Os editores e a autora optaram por fazer revisão apenas na grafia e acentuação das palavras, deixando de lado certas convenções gramaticais e literárias, respeitando a forma original do uso da escrita da autora.
São inúmeras as classificações para os graus de surdez, algumas levando em conta a idade, o nível de atenção, etc. Os exames realizados também podem ser “objetivos” (através de equipamentos) ou subjetivos (pressupondo vários encontros entre o paciente e seu avaliador, utilizando diversas técnicas de avaliação). Podemos considerar como uma média razoável os seguintes valores (avaliação para a chamada “Zona da Fala” ou “Zona Conversacional”): Deficiência Auditiva Leve: Perdas entre 20 e 40 dB Deficiência Auditiva Moderada: Perdas entre 40 e 60 dB Deficiência Auditiva Severa: Perdas entre 60 e 80 dB Deficiência Auditiva Profunda: Perdas acima de 80 dB Considera-se que um surdo tem Surdez Parcial quando sua perda não é Profunda ou quando, mesmo Profunda, atinge apenas um ouvido.
1
apresentação
As primeiras partes desse texto
são anotações escritas durante a minha adolescência, são acontecimentos que ficaram registrados em minha memória e que sempre quis entender.
Hoje eu deparo com a evolução da minha escrita, relendo, relembrando e colocando aqui para compartilhar com você.
despertar do silê n c i o
Shirley Vilhalva
Sabe...
Quantas vezes cheguei perto para falar e não consegui Quantas vezes meus olhos falaram e você nem ligou Quantas vezes minhas mãos chamaram e você nem se importou
Minha vontade de contar coisas bonitas ia morrendo... Meus olhos iam se apagando...
Minhas mãos iam silenciando...
E eu me sentia só, num mundo que não era meu...
Aos poucos fui nascendo novamente...
Aceitando seu mundo...
E descobrindo nele coisas maravilhosas:
A