Trabalho De F Sica
O QUE É UM MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Quando um corpo executa um movimento indo e voltando por uma mesma trajetória, dizemos que ele está vibrando ou oscilando. Quando a força que atua no corpo é proporcional à sua distância até a posição de equilíbrio (F=kX), o movimento vibratório é denominado movimento harmônico simples.
AMPLITUDE, FREQUÊNCIA E PERÍODO
O corpo que oscila, ao ser afastado de sua posição de equilíbrio, fica sujeito à ação de uma de uma força que tende a trazê-lo de volta para essa posição. Por esse motivo, esta força que faz com que o corpo oscile é denominada força restauradora.
A distância entre a posição de equilíbrio e a posição extrema ocupada por um corpo que oscila é denominada amplitude, A, do movimento.
Quando o atrito não é desprezível, a amplitude diminui gradativamente, até que o corpo chegue ao repouso. Nestas condições, o movimento é denominado movimento amortecido. Quando o corpo vai de uma posição extrema à outra e retorna à posição inicial dizemos que ele efetuou uma vibração completa ou um ciclo.
O tempo que o corpo gasta para efetuar uma vibração completa é denominado período, T, do movimento. O número de vibrações completas que o corpo efetua por unidade de tempo é denominado frequência, f, do movimento.
Ex.: f = 5 vibrações/s ou f = 5ciclos/s
T = 1s/5 ou T = 0,2s
Se um corpo oscila com uma freqüência f, o seu período de vibração T é dado por T = 1/f
CALCULO DO PERÍODO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Aplicando-se a 2ª lei de Newton a um corpo que executa movimento harmônico simples, é possível estabelecer uma relação entre o período, T, do movimento, a massa, m, do corpo e a constante elástica, k, da mola
Analisando esta expressão, vemos