despachante
Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo
Roberto Simões
Diretor-Presidente
Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho
Diretor Técnico
Carlos Alberto dos Santos
Diretor de Administração e Finanças
José Claudio Silva dos Santos
Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial
Mirela Malvestiti
Coordenação
Nídia Santana Caldas
Equipe Técnica
Carolina Salles de Oliveira
Autor
DECIO CARVALHO WEHBE
Projeto Gráfico
Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. http://www.staffart.com.br Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado.
Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio?
Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? O Brasil sempre foi caracterizado como um país com excesso de burocracia. Cópias, registros, filas, autenticações e formulários representam atividades administrativas que consomem tempo e recursos do setor produtivo. O erro ou o atraso no cumprimento destas tarefas podem ocasionar multas, juros ou até mesmo cassações de licenças. Diante deste cenário burocrático, surgem as oportunidades de negócio para o segmento de despachantes.
Este profissional faz a ponte entre as pessoas físicas e jurídicas e os órgãos públicos. A maioria dos despachantes é especializado no setor automotivo e náutico, atuando junto aos órgãos de trânsito e marinha. Mas existem também os despachantes aduaneiros, imobiliários, contábeis, empresariais, e ainda existem aqueles que desenrolam qualquer assunto do dia a dia que lhe tome tempo. Um serviço de despachante é definido como agentes comerciais