Despachante aduaneiro
Esta pesquisa trata do profissional de comércio exterior, despachante aduaneiro.
Tem por objetivo, ressaltar a importância deste profissional na prática de importação e exportação, em especial, no nosso país, bem como, trazer à tona suas principais práticas e responsabilidades .
Levando-se em consideração a importâncias que os resultados da balança comercial tem em nossa economia, entendemos como igualmente relevante o conhecimentos dos tramites que giram em torno do processo de comércio exterior, bem como, do igual conhecimento dos profissionais e suas respectivas atividades, que estão por detrás destas práticas.
Para tanto, fizemos uso de pesquisas eletrônicas, em sites tais como da Receita Federal e da Federação dos Despachante Aduaneiros.
A estrutura desta pesquisa se dá em 2 capítulos onde o 1º trata necessariamente de um breve histórico o surgimento da profissão de despachante aduaneiro, da sua atuação em nosso país, das suas funções e , por fim, das formas de despacho.
Já no capítulo 2 trata das ferramentas e/ou procedimentos fundamentais à função de despachante aduaneiro tais como, habilitação do Radar (Ambiente de Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), por sua vez, senha de acesso ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
Por fim, encerramos nossa pesquisa com uma breve consideração final na qual ressaltamos a relevância do profissional aduaneiro para a economia do nosso país e ainda, do merecido reconhecimento e prestígio Social e do Poder Público que vem adquirindo ao longo dos tempos.
1. BREVE HISTÓRICO SOBRE A ATUAÇÃO DO DESPACHANTE ADUANEIRO A profissão de Despachante Aduaneiro surgiu nos anos 500 da Era Cristã, sendo, por vezes, confundida com a de solicitador colonial, o que nos remete a ideia de que nos primórdios de sua existência não eram claras as suas características bem como a sua importância.
Com o decorrer do processo histórico, o despachante aduaneiro, bem como sua profissão,