desordem
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Disciplina: Fundamentos da Ciência da Informação
Professor: Gustavo Freire
Período: 2010.02
Alunos:
Janaina Francelino da Silva
Ana Lúcia Z. Bezerra
Mônica Nascimento
Mariane Leite Rodrigues
Marconio Edson de Assis Araújo
1 – Em termos de tipo de informação qual era o acervo das bibliotecas antes e depois de Otlet?
R – Antes de Otlet o acervo era composto apenas por livros, depois dele passaram a ser catalogados jornais, revistas, fichas, cartão postal, microfilmagem, etc.
2 – Tomando como base a documentário, porque Otlet é visto (ao lado de Venevar Buch) como percursor da internet?
R – Otlete pensou em ter um aparelho em que se juntassem vários meios de comunicação como: imagem, texto, áudio, para disseminar a informação numa visão globalizada.
3 – Qual foi o instrumento de representação da informação criado por Otlet? Apartir de qual instrumento? Em sua opinião para que serve esses instrumentos?
R – Paul Otlet criou o CDU (Classificação Decimal Universal), baseada no CDD (Classificação Decimal de Dewey), que oferecia a possibilidade de tratar outros tipos de documentos além do livro, e outros produtos impressos.
4 – Faça uma explanação sobre a importância dos conceitos de permanência, conservação e armazenamento para a continuidade de uma cultura e relacione com a área da Biblioteconomia.
R – Os documentos precisam de um lugar adequado para que possam ser bem armazenados. Também é necessário tratamento específico para conserva-los de forma que permaneçam intactos e possam vir a ser consultados pela posteridade, contudo a indexação detém grande relevância. Nas bibliotecas usa-se a CDU, para que quando o usuário busque a informação ela possa ser recuperada de forma rápida e eficiente.
5 – Cite ao menos dois efeitos da invenção da imprensa para o desenvolvimento da comunicação científica.
R – A imprensa