Desmontes subaquaticos
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo a abordagem de Desmonte Subaquático de maciços rochosos, fazendo referência às particularidades deste tipo de desmonte, bem como as suas aplicabilidades, parâmetros principais no dimensionamento, métodos de execução e impactes ambientais gerados, assim como as técnicas minimizadoras normalmente utilizadas.
1. Introdução
Os trabalhos que envolvam explosivos requerem uma especial atenção, restringidos a uma utilização rigorosa, face aos vários constrangimentos causados pela utilização destas, assim como a saúde pública, vibrações, projeções de blocos, poeiras, bem como danos na fauna e na flora. Cabe aos técnicos da área, o dimensionamento dos explosivos capazes de cumprir os objetivos traçados sem comprometer o bem-estar dos trabalhadores e dos intervenientes indiretos (pessoas, estruturas próximas, ambiente e embarcações).
Os desmontes subaquáticos têm-se tornado cada vez mais utilizadas face a evolução das exigências humanas, tendo uma importância extrema para a execução das mais diversificadas obras subaquática, que têm vindo a mostrar um melhor controlo das dificuldades e impactes ambientais deste tipo de desmontes.
2. Particularidade dos desmontes subaquáticos
Quando se compara os desmontes subterrâneo e céu aberto, com o subaquático, acresce a impossibilidade de definir uma zona de trabalho fechada interdita ao exterior, o que cria graves riscos na flora e fauna marítima (animais aquáticos, e algumas espécies de aves como a gaivota), embarcações próximas e mergulhadores não informados bem como as estruturas nas imediações ao alcance do impacte causado.
3. Aplicabilidade
A utilização de explosivos no desmonte subaquático remete para uma conhecimento, experiência e especialização exigentes, sendo primordial a seleção, dimensionamento e ajuste do explosivo e técnicas a adotar, a semelhança do requerido nos desmontes a céu aberto e subterrâneos. As técnicas de