Deficite de Audição
DÉFICITS DE AUDIÇÃO EM IDOSOS DIFICULTARIAM A
COMUNICAÇÃO?*
HEARING LOSS IN ELDERLY COULD DIFFICULT THE
COMMUNICATION?
Maura Rocha Teixeira Tanaka1
Viviane Martins Araújo2
Vicente José Assencio-Ferreira3
RESUMO
Objetivo: pesquisar se perdas auditivas trazem conseqüências na comunicação de idosos que vivem em um asilo. Métodos: foi realizada audiometria tonal em 14 idosos, assim como um questionário sobre condições de comunicação. Resultados: a maioria dos idosos testados não apresentou perda auditiva significativa, e os déficits auditivos encontrados não chegaram a interferir no relacionamento dos idosos testados. Conclusão: concluímos que a deficiência auditiva encontrada não chegou a comprometer a comunicação dos idosos, visto que a incidência maior de perda foi apenas nas freqüências agudas de graus leve a moderado.
Observamos ainda que idosos com problemas neurológicos se isolam mais, provavelmente por apresentarem maiores problemas de comunicação.
Descritores: Surdez/complicações; Idoso; Barreiras de comunicação
n INTRODUÇÃO
A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Considera-se o idoso, a pessoa maior de 60 anos de idade, segundo a lei nº 8842, de 4 de janeiro de 1994.(1)
Contudo, estamos diante de um país jovem, em que pessoas com mais de 45 anos “não” estão mais capacitadas para o mercado de trabalho e com isso são considerados velhos(2) contrariando a lei.
Idosos são aquelas pessoas que sofrem o desgaste físico e mental, uma característica pela qual todos nós vamos passar, são aqueles que buscam viver plenamente dentro de suas limitações.(3)
Sabemos, no entanto, que mesmo aqueles que vivem bem, sofrem com algumas limitações causadas pela idade. Artrite, hipertensão e a perda auditiva são os três fatores crônicos mais encontrados nos idosos. A maior parte dos idosos com perda auditiva