MEMBRANAS CELULARES
A membrana plasmática participa de numerosas funções celulares. É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula e as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar ou, então, eliminadas do citoplasma.
Estrutura
As biomembranas são compostas principalmente de lipídios e proteínas. Elas formam barreiras de permeabilidade seletiva, que regulam a composição molecular e iônica do meio intracelular. Os lipídios fundamentais das membranas biológicas são os fosfolipídios de diferentes tipos e o colesterol.
As membranas possuem sempre a mesma estrutura básica: uma bicamada lipídica, que forma uma barreira de permeabilidade seletiva, incrustada de proteínas, que são as principais, mas não únicas, responsáveis pelas diversas funções apresentadas pelas diferentes biomembranas. Quanto mais diversas as funções desempenhadas por uma determinada membrana, maior a variedade de proteínas nela presente. Há também carboidratos ligados às proteínas e aos lipídios formando glicoproteínas e glicolipídios, que exercem diferentes funções, a principal delas correspondendo à comunicação intercelular.
Composição Química
As biomembranas são basicamente compostas por lipídios e proteínas. Os lipídios são substancias orgânicas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos são pequenos em relação à molécula de proteina, há 50 moléculas de lipídios para cada molécula de proteína nas biomembranas. Os lipídios mais abundantes nas membranas biológicas são dos fosfolipídios, que pertence à classe dos fosfoglicerídeos. Os esfingolipídios e o colesterol são encontrados em menor quantidade.
Os fosfolipídios apresentam uma camada polar, ou hidrofílica (cabeças hidrofílicas), e duas caudas apolares, ou hidrofóbicas. Dessa forma, pelo fato de