Desmistificando Tarefas
Kelly Sganderla - 19 de março de 2014
(1) Comentário
Em sua riqueza de elementos para a representação de processos de negócio, a notação BPMN traz uma classificação de tipos de tarefas.
Elas ajudam a identificar a forma como a tarefa deve ser executada:
Estes elementos e seus comportamentos esperados estão descritos na especificação BPMN (disponível em http://www.omg.org/spec/BPMN/Current). Apesar disto, a identificação dequando usar cada tipo de tarefa ainda é alvo de alguma ambiguidade.
Em uma série de três artigos, trataremos estes tipos de tarefas com mais detalhes para esclarecer as dúvidas comuns. Para facilitar o entendimento, trataremos os tipos de tarefa de acordo com seu propósito (essa divisão não é oficial):
Tarefa abstrata: abstract task (neste artigo)
Tarefas de interação humana: user task e manual task (neste artigo)
Tarefas de execução de rotinas automáticas: service task, script task e business service task
Tarefas de comunicação: send task e receive task
Tarefa abstrata
A tarefa abstrata (abstract task) é a tarefa sem tipo específico.
Tarefa abstrata (abstract task)
Sobre ela, a especificação diz:
“Uma tarefa sem nenhum tipo de especificação é chamada tarefa abstrata (Abstract Task) (ela era referenciada como None Task em BPMN 1.2).” (pag. 154)
Ou seja, a tarefa abstrata (abstract task) pode ser utilizada em modelagens cujo tipo de tarefa ainda não está definido ou em casos onde a tipificação da tarefa simplesmente não se faz necessária. É o caso dos processos executados manualmente.
Um processo de negócio modelado com tarefas abstratas.
Tarefas de interação humana
Para representar tarefas cuja execução envolve a atuação de pessoas em um processo, BPMN sugere dois tipos de tarefa: a user task (tarefa de usuário) e a manual task (tarefa manual).
Tarefa manual (manual task) e Tarefa de usuário (user task)
O que a especificação