Inglês instrumental
Discente: Letícia Rodrigues
RESUMO
O presente trabalho aborda as estratégias utilizadas para leitura e compreensão de textos na língua inglesa. Além do uso das estratégias de leitura, outros objetivos também nortearam o trabalho, tais como a interação do professor e aluno no processo de aprendizagem das técnicas de leitura e a interação entre o leitor e o texto para a compreensão do mesmo.
Palavras-Chave: Inglês Instrumental. Estratégias de Leitura. Compreensão de Texto.
1 INTRODUÇÃO
O inglês instrumental consiste em facilitar a leitura de textos em inglês mesmo sem dominar a língua inglesa, através de técnicas e estratégias o leitor é capaz de fazer uma interpretação de um texto a partir de palavras que vão sendo decodificadas.
As orientações oriundas nesse trabalho serão apresentadas como forma de embasar nossa discussão a respeito do Inglês Instrumental. Os métodos utilizados têm como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos em diversas áreas do conhecimento escritos em língua inglesa, utilizando, para isso, estratégias a fim de facilitar o entendimento daquele que irá utilizar esta ferramenta.
Esta pesquisa pretende mostrar duas abordagens sobre o assunto. A primeira abordagem baseia-se no artigo de Ibiapino (2010) com o título “Estratégias de leitura: Uma forma de facilitar a leitura e a compreensão de textos em língua inglesa”, onde é analisado o processo de interação entre o aluno e o professor, sendo este último o facilitador no processo de aprendizagem. A segunda abordagem é descrita por Fonseca (2005), na revista Hórus – Revista de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, Ourinhos/SP, Nº 03, 2005, com o tema “Inglês Instrumental: Desmistificando alguns recursos de leitura”, nesse artigo o autor mostra como os textos influenciam e são influenciados pelo leitor, reconhecendo o leitor como sujeito ativo na dinâmica da leitura.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com o artigo de