Desmatamento
Definição
O desmatamento é um processo que consiste na remoção total ou parcial da vegetação em uma determinada área.
Histórico do desmatamento
Os desmatamentos ocorrem por causas naturais no planeta há bilhões de anos. Porém, desde o surgimento do homem, o desmatamento tem se acentuado conforme o espaço urbano aumenta e a necessidade deste por matérias primas derivadas das florestas cresce.
Durante a revolução industrial, o processo de desmatamento se acelerou devido à demanda por matérias-primas e a expansão urbana. Grande parte das florestas temperadas da Europa Ocidental e dos Estados Unidos foram desmatadas para a construção de ferrovias e fábricas.
Atualmente, as florestas mais devastadas tem sido as tropicais. Além de um novo ritmo, a destruição das florestas tropicais tem motivações diferentes da que devastou os bosques temperados séculos atrás. Os europeus e americanos derrubaram as árvores para utilizar os solos férteis que elas escondiam ou para expandir áreas urbanas e industriais. Para as regiões tropicais, essa fórmula não funciona. Na Amazônia, estima-se que apenas 9% do solo tenha aptidão para a agricultura. Na área restante, a camada fértil é pouco profunda e não sustenta as plantações depois de cinco anos de cultivo. Na África Central as condições são semelhantes. As árvores tropicais estão caindo para virar madeira ou ardendo sob o fogo colocado para abrir mais espaço às plantações e criações de gado de baixa produtividade.
Causas do desmatamento
As florestas são derrubadas para dar lugar a atividades economicamente mais lucrativas. Entre essas atividades a que causou as maiores perdas florestais foi o avanço dos núcleos urbanos que levou à remoção das áreas verdes localizadas dentro dos limites urbanos para a intervenção do homem sobre o seu espaço.
Outras causas do desmatamento são a pecuária, a agricultura e a mineração, já que estas atividades exigem a retirada da mata nativa. Muitas áreas florestadas