Desmatamento das matas ciliares
As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável.
A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garatem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.
As principais funções das matas ciliares são: controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais; minimizar os efeitos de enchentes; manter a quantidade e a qualidade das águas; filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes; auxiliar na proteção da fauna local.
Um dos principais objetivos do Programa é contribuir para a proteção das nascentes e dos mananciais, por meio da recomposição da cobertura vegetal no Estado de São Paulo.
Os objetivos do reflorestamento nas microbacias hidrográficas selecionadas são: contribuir para conscientização dos produtores sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais; incentivar o reflorestamento, através da doação de mudas de essências florestais nativas aos produtores; contribuir para aumentar a proteção e vazão das nascentes e dos mananciais hídricos; contribuir para melhorara a qualidade da água;contribuir para reverter processos de degradação ambiental; contribuir para a preseervação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna;buscar um equilíbrio biológico duradouro, essencial a uma melhor qualidade de vida.
Os passos para o reflorestamento nas microbacias são: identificação de áreas críticas de desmatamento na microbacias; identificação das áreas prioritárias a serem reflorestadas dentro da lógica de corredores biológicos; motivação dos produtores para a adoção de práticas conservacionistas, visando à recuperação das áreas degradadas; distribuição gratuíta de mudas aos beneficiários e prestação de assistência Técnica.
Os incentivos do