mata ciliar
O presente trabalho demonstra a importância da mata ciliar para o meio ambiente, como também desperta nas pessoas a consciência da preservação e recuperação da mesma e os danos causados pelo desmatamento. A mata ciliar é uma das formações mais importantes para a preservação da vida e da natureza. É uma vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte, chegando ao máximo 100 m de largura.
1.1 Objetivos
O objetivo desta atividade é descrever, apontar e analisar a importância das matas ciliares, as formas de recuperação das mesmas e os danos caudados pelos desmatamentos.
1.2 Justificativa
Hoje, o Código Florestal, uma lei federal, exige a preservação da mata ciliar. Nos locais onde elas já não existe mais é necessário o replantio da vegetação original ou de outra espécie adequada aquele ambiente. Ao contrario do que pensam muitos proprietários de terras, a recomposição da mata ciliar não é perda de dinheiro.Pelo contrário, é um investimento para preservação do curso de água que passa em suas terras.
2. DESENVOLVIMENTO
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. Dos mais diversos tipos de formações florestais encontram-se os de Matas Ciliares que podem ser considerados como formações vegetais que percorrem ao longo das margens dos cursos de água, cuja função é proteger os recursos hídricos e manter a qualidade destes em equilíbrio constante com a fauna e flora existente na região. Exercem a função de proteger os rios influenciando na qualidade da água, na manutenção do ciclo hidrológico nas bacias hidrográficas, evitando o processo de