analise degradação
Raiana Samara Egito da Silva
Universidade Federal do Estado da Bahia / UNEB – Campus II, Alagoinhas Bahia.
RESUMO
Hoje é grande a incidência de impactos ao meio ambiente, gerando um planeta instável cheio de alterações ambientais. Dentre estes impactos a natureza, devemos ter uma atenção mais especial a degradação das matas ciliares. Objetivando Identificar os danos causados pela degradação e com isso a diminuição da fauna e da flora, foi feito este trabalho. Diante dos dados apresentados ficou evidente que a ação antrópica é um dos principais agentes de degradação da mata ciliar do Rio Grande.
PALAVRAS-CHAVE: degradação ambiental, mata ciliar, rio grande/Barreiras-BA.
JUSTIFICATIVA E PROBLEMÁTICA INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização o homem buscava residir em locais com maior facilidade de sobrevivência, procurando lugares onde estivesse agua em abundância e facilidade para caça e pesca. Devido a este fato, muitas cidades e vilarejos foram construídos e se desenvolveram próximo a rios, desse modo utilizando-se dos recursos hídricos para a manutenção da vida. Fazendo uma comparação entre a ação do homem com a utilização de recursos naturais são observados vários fatores desta ação no meio ambiente e especificamente nas matas ciliares, como a poluição, contaminação, degradação, devastação, prejudicando tanto esta geração, como as gerações futuras.
O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. Ao longo da historia do país a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi segundo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades. (PAZ; FARIAS, 2008, p.287).
A mata ciliar serve para proteger os rios de múltiplos problemas ambientais, é considerada pela Lei nº. 4.771/65 Código Florestal