DESMAME PRECOCE
O leite materno é de fundamental importância nos primeiros seis meses de vida sendo primordial para o bom crescimento físico, psíquico e intelectual da criança sendo o mesmo completo em nutrientes dispensando assim a introdução de outros tipos de alimentos como água, chás, sucos e leites artificiais. (SIMONS, 2001).
Para Palma et al. (1998). O desmame precoce ocorre quando é introduzido algum tipo de alimento, quando no período dos primeiros seis meses de vida a criança deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno. Após os seis meses de vida mesmo a criança sendo amamentada ela irá necessitar da introdução de outros tipos de alimentos na sua dieta que irá complementar as necessidades nutricionais da criança. Partindo dessa premissa, observa-se alguns fatores de proteção para o bebê que garanti a saúde, o leite materno imuniza contra doenças respiratórias e crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose, bem como diferentes tipos de infecções gastrointestinais proporcionando o padrão correto da respiração nasal, o posicionamento correto da língua sobre o palato, estimula ao vedamento labial, protege de alergias alimentares, o leite é benéfico para o sistema neurológico atuando no desenvolvimento emocional da criança como também na interação entre mãe e filho que é de suma importância. O ato de amamentar é tão importante para o bebe quanto para a mãe, pois no ato da amamentação ocorre contrações uterinas fazendo com que ele volte mais rápido ao seu tamanho normal e a diminuição do sangramento pós parto, a amamentação faz com que a mulher volte ao seu peso normal anterior a gravidez, promovendo o esvaziamento das mamas evitando assim mastites e abscesso, diminuindo a probabilidade do risco de câncer de mama.
Segundo Caldeira e Goulart (2002), existem fatores que influenciam o desmame precoce como os tipos de parto que pode influenciar, como no parto Cesário que a produção de leite pode ocorrer em até 72h, havendo a