Deslocamento de Retina
A visão faz parte dos cinco sentidos que o ser humano tem e que o ajuda a sobreviver e a alcançar aquilo que deseja.
O olho é uma estrutura altamente especializada e complexa, que se localiza na parte anterior da órbita é um órgão esférico e está envolvido por músculo, gordura e tecido conjuntivo e se encontra protegido por: Órbita, pálpebras, conjuntivas, aparelho lacrimal e cílios e estão presos por músculos, nos - quais permitem com que os olhos se movimentem em diversas direções.
E por isso deve ser bem cuidado para que não seja prejudicado, o melhor método de cuidar da visão é a prevenção independente do quanto o homem, como um ser, possa ter desenvolvido técnicas e tecnologia para a realização e o tratamento de diversas patologias.
Um exemplo de patologia é o descolamento de retina, que é um fenômeno que pode fazer com que se perca 100% da visão, é um assunto extenso, que para compreendê-lo, é necessário entender as estruturas do globo ocular como um todo e as principais funções dessas estruturas.
Figura 1 Globo Ocular
Fonte: http://www.nossaotica.com/master/beleza_saude_arquivos/olho1.gif O globo ocular é uma esfera com cerca de 22 a 26 milímetros de diâmetro e 7 g de peso.
CAPITULO I
ANATOMIA OCULAR
1 .Córnea
A córnea é uma estrutura que se origina da ectoderma superficial. A camada externa é composta pela córnea (parte transparente), a luz atravessa a córnea que na anatomia ocular, é a primeira camada do olho, seu crescimento se completa somente no sexto ano de vida, é uma estrutura transparente, situada na região polar anterior do globo ocular, cuja função é refratar e transmitir a luz. Sua face anterior é elíptica, medindo aproximadamente entre 12.6 mm no meridiano horizontal e, 11,7 mm no vertical. Apresenta uma estrutura média de 0,520 mm ou mais na região periférica. Sua face posterior não apresenta uma curvatura uniforme, sendo mais curva na região central e mais plana na região periférica.