biologia
O descolamento de retina é a separação da membrana fotossensível na parte de trás do olho (a retina) das suas camadas de suporte.
Causas
A retina é um tecido transparente na parte traseira do olho. Ela ajuda a ver as imagens que estão focadas nela através das córneas e das lentes. Os descolamentos de retina são frequentemente associados a uma ruptura ou um buraco na retina, através do qual fluidos do olho podem vazar. Isso causa a separação da retina de outras camadas.
O deslocamento de retina geralmente acontece sozinho, sem que haja uma causa subjacente. Entretanto, trauma, diabetes ou um distúrbio inflamatório também podem causá-lo. É frequentemente provocado por uma circunstância chamada de descolamento do vítreo posterior.
Durante o descolamento de retina, o sangramento dos pequenos vasos sanguíneos da retina podem obstruir o interior do olho, que normalmente é preenchido com o gel vítreo. A visão central fica gravemente afetada se a mácula, a parte da retina responsável pela precisão na visão, fica descolada.
Os fatores de risco são prévia cirurgia no olho, miopia, histórico familiar de descolamento de retina, diabetes não controlada e trauma.
Exames
Serão realizados testes para verificar a resposta da retina e da pupila e a habilidade de enxergar as cores corretamente. Isso pode incluir:
Eletrorretinograma (uma gravação de correntes elétricas na retina produzidas por estímulos visuais)
Angiografia de fluoresceína
Determinação da pressão intraocular
Oftalmoscopia
Teste de refração
Fotografia da retina
Teste para determinar a capacidade de ver cores apropriadamente (detecção de cor)
Acuidade visual
Exame com lâmpada de fenda
Ultrassom do olho