PATOLOGIAS MAIS COMUNS ENCONTRADAS NA OFTALMOLOGIA
ESTRABISMO – É o desalinhamento dos olhos, causado por desequilíbrio dos músculos extra-oculares. Ambos os olhos não se fixam simultaneamente no objeto que está sendo observado. Pode ser convergente ( “olhos vesgos” ), divergente ( “olhos gázeos” ) e vertical (separação dos eixos visuais).
CATARATA – É a opacificação ou aspecto leitoso do cristalino. O cristalino é uma lente transparente situada atrás da íris à frente do vítreo. Por ser transparente permite que os raios de luz atravessem o olho e os refrate, para que a imagem se forme sobre a retina.
A catarata pode ocorrer no nascimento (catarata congênita); em pessoas jovens, como resultado de traumatismo ou doença (catarata traumática) ou em adultos com faixa média de idade (catarata senil).
Como a luz que penetra no olho deve passar através da pupila e do cristalino para atingir a retina, qualquer opacificação do cristalino produzirá alterações visuais. Os objetos podem parecer distorcidos, turvos ou indistintos. A perda visual é gradativa. A pupila anteriormente escura pode parecer leitosa ou branca.
GLAUCOMA – É uma doença caracterizada pelo aumento da pressão no interior do globo ocular. A perda do campo visual é progressiva com repercussão sobre a retina e lesão do nervo óptico. Ocorre dor intensa no olho e ao seu redor devida à pressão ocular aumentada. A visão torna-se nublada e embaçada.
TRAUMATISMO OCULAR – É a lesão do globo ocular, dos anexos e dos tecidos adjacentes ao olho, como resultado do golpe de objeto contundente ou de objeto cortante.
É necessário lembrar, principalmente às crianças, sobre os perigos de pedaços de pau, flechas, dardos, estilingues, elásticos, ferramentas, luzes muito brilhantes, spray, bomba de cal, fogos de artifícios.
Tipos de traumatismos:
Traumatismo por corpos estranhos (poeira, cinzas, insetos pequenos, aparas de madeira) – ocorre irritação da conjuntiva;
Traumatismo por contusão