Deslealdade
A palavra “deslealdade” em si já transmite uma ideia negativa. Além disso, a deslealdade está presente em todas as esferas sociais – na família, na escola, no trabalho e até mesmo entre os que dizem servir a Deus.
Como todo ato iniquo a deslealdade traz consequências. Quais as consequências de ser desleal?
O relato bíblico sobre Abiatar nos responde esse pergunta.
Abiatar foi amigo íntimo do Rei Davi e se manteve ao lado dele durante todo o tempo em que Davi fugiu dos ataques do enciumado Saul.
Tamanha era a confiança que Davi tinha em Abiatar, que o designou como Sumo-Sacerdote, para servir como líder espiritual de Davi e sua tropa.
Após a morte de Saul, Abiatar continuou sendo leal a Davi. Quando o filho de Davi Absalão conspirou tomar o reinado, que seria dado a Salomão, mais uma vez Abiatar manteve-se ao lado de Davi.
Por 40 anos Abiatar foi leal a Davi. Mas, surpreendentemente, quando outro filho de Davi, Adonias, tentou conspirar contra Davi, Abiatar agiu deslealmente e apoiou a conspiração. Obviamente a conspiração falhou. Abiatar deveria saber que ser desleal a Davi era o mesmo que ser desleal a Jeová Deus. A consequência de seu ato de deslealdade está registrado em 1REIS 2:26 e 27 que diz:
"E a Abiatar, o sacerdote, o rei disse: “Vai para Anatote, para os teus campos! Pois mereces a morte; mas neste dia não te entregarei à morte, porque carregaste a arca do Soberano Senhor Jeová diante de Davi, meu pai, e porque foste atribulado durante todo o tempo que meu pai foi atribulado.” 27 Portanto, Salomão expulsou a Abiatar do serviço de sacerdote de Jeová, para cumprir a palavra de Jeová, que ele havia falado contra a casa de Eli, em Silo.
Notaram? Abiatar foi destituído do cargo Sacerdotal e expulso de Jerusalém. Foi