Desing de Servicos
Design de Serviços é a atividade de planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço, de forma a melhorar sua qualidade e a interação entre a empresa provedora do serviço e os consumidores.
Ele utiliza uma perspectiva centrada no ser humano para projetar serviços desejáveis, que possam ser operacionalizados de forma consistente e sejam sustentáveis. É fruto da combinação do Design Thinking com uma perspectiva de serviços.
Na atual economia, é uma abordagem poderosa para gerar inovações e melhorias de serviços nos setores público e privado. É quando a arte se junta à ciência e a tecnologia para encontrar novas soluções. Utiliza-se vídeo, teatro, representações visuais junto com estatística, planilhas e métodos gerenciais para abordar os mais difíceis problemas de empresariais e gerar inovação em serviços.
O presente estudo tem como objetivo entender um pouco mais sobre essa nova técnica que vem se tornando cada vez mais importante e utilizada. Abordaremos um pouco sobre seu surgimento, suas principais definições e características.
Design de serviços
Os estudos sobre design de serviço são muitos recentes e, apesar da “ciência dos serviços” ter originado nos Estados Unidos, o design de serviço surgiu em universidades e consultorias Europeias (SACO e GONCALVES, 2008). No início dos anos 90 surgiram três núcleos de estudos sobre serviços: Uma na Alemanha, um no Reino Unido e uma na Itália.
Em 1991, os pesquisadores Gillian Hollins e Bill Hollins começaram a estudar a contribuição do design para os serviços. Para eles, serviços são produtos que precisam ser projetados sob o ponto de vista da gestão do design. Ainda, segundo os autores, serviços são produtos intangíveis, que não podem ser armazenados; podem estar disponíveis em muitas localizações; a produção e o consumo não podem ser isolados; e a experiência do consumidor é tão importante quanto o desempenho que lhes é oferecido.
Assim, torna se essencial