qualidade
É a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir padrões de qualidade pré estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao mínimo o custo total da produção.
Dividido em três partes: Custo de Prevenção, Custo de Avaliação e Custo de Falhas Internas e Externas.
Custos de Prevenção: São utilizados para evitar que produtos ou serviços apresentem defeitos durante ou ao final de seu processo de produção ou execução.
Ex.: custo de novos produtos ou análise de desing( incorridos na engenharia de confiabilidade) , melhoria de desing e demais atividades realizadas para o lançamento de novos produtos.
(Avaliação de fornecedor, planejamento da qualidade, treinamentos e relatórios de qualidade)
Custos de Avaliação: São os custos internos ou externos relacionados à atividade de avaliação, de detecção ou inspeção da qualidade do produto ou serviço para que os mesmos atendam aos requisitos especificados no projeto.
Ex.: inspeção de recebimento: são análises técnicas e de laboratório para se determinar a qualidade do material adquirido.
Inspeção de processo: advindos da avaliação realizada durante o processo de produção ou execução do produto ou serviço. Neste momento é verificado a conformidade do processo.
Inspeções de testes finais: Custos de verificação do produto para sua aceitabilidade.
Custos de Falhas (Internas e externas)
Falhas Internas: Gerados em virtude de falhas nos sistemas de produção e que são identificados no período que compreende o pós-produção, ou seja, a partir do produto acabado e vai até o momento que antecede a entrega do produto ao consumidor.
Ex.: perdas, refugo, retrabalhos, não conformidades, falhas operacionais.
Falhas Externas: São incorridos fora da operção interna, após o