Desinfecção
Padronizar as práticas de higienização, obedecendo às normas e rotinas estabelecidas assegurando o cumprimento das técnicas de desinfecção. 2. Abrangência:
Todos os setores do laboratório. 3. Definições e conceito:
Higienização: Todo procedimento que visa à eliminação de resíduo.
Limpeza: Remoção por meio mecânico e/ou físico. Através de água e sabão, da sujeira depositada nas superfícies inertes, com a finalidade de diminuir a população microbiana
Desinfecção: Tem a finalidade de destruir a carga microbiana das superfícies através de um agente químico especial.
Tipos de higienização:
Higienização concorrente: é o processo de desinfecção e/ou limpeza quando o ambiente se encontra ocupado.
Higienização terminal: é o processo de desinfecção e/ou limpeza após a desocupação do ambiente, deve ser realizada em locais pré-determinados e nos casos de acidentes com materiais contaminantes.
4. Limpeza de ambientes
Limpeza concorrente ou diária de áreas não críticas, área administrativa e recepção.
* Piso: Fazer a limpeza diariamente retirando a sujeira com um pano umedecido em água e detergente neutro envolto em um rodo.
* Móveis e utensílios: Limpar móveis e utensílios (telefone, impressora e computadores), diariamente friccionando pano ou compressa umedecida em álcool 70%. * Persianas e vidros: Limpar persianas e vidros semanalmente friccionando pano ou compressa umedecida em álcool 70%.
Instalações sanitárias
* Pias: Lavar diariamente as pias utilizando detergente desinfetante e hipoclorito friccionar com uma esponja de aço até espalhar por toda a superfície. Enxaguar com água corrente em abundância para retirada de todo detergente.
* Vasos sanitários: Lavar diariamente os vasos utilizando detergente desinfetante e hipoclorito friccionar com uma esponja de aço na parte externa e interna até espalhar por toda a superfície. Enxaguar com água corrente em abundância para retirada de todo detergente.