desinfecção
É o processo de eliminação de forma vegetativas, com exceção dos esporos, existentes em superficies inanimadas, mediante a aplicação de agentes quimicos e/ou físicos.
Fatores que afetam a desinfecção:
a) Limpeza prévia do material
b) Período de exposição ao germicida
c) Concentração da solução germicida
d) Temperatura e o PH do processo de desinfecção
Classificação da Desinfecção:
a) Desinfecção de baixo nível → Destroem as bactérias em forma vegetativa, alguns fungos e vírus. Métodos e soluções: alcool etilico, hipoclorito de sodio, quartenário de amônia e fenólicos. Tempo de exposição: menor ou igual a 10 minutos.
Materiais: equipamento de anestesia e terapia respiratória, endoscópios gastrointestinais, etc.
b) Desinfecção de médio nível → Atingem a maioria dos vírus, mycobacterium tuberculosis e a maioria dos fungos. Métodos e soluções: Hipoclorito de sódio, alcóol etílico, fenólicos. Tempo de exposição: Pasteurização 75°c a 30 min.
Materiais: termomêtro
c) Desinfecção de alto nível → Resistem apenas alguns tipos de esporos bacterianos mais resistentes e os vírus lentos. Métodos e soluções: glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, hipocloreto de sódio, ácido peracético, água superoxidada. Tempo de exposição: Pasteurização 75°C a 30 minutos. Maior ou igual a 20 minutos.
Materiais: lençóis, manguitos de esfigmomanômetros alguns utensilios de alimentação, mesasde cabeceira e móveis.
d) Desinfecção não definida → É quando o nível de desinfecção dependerá das variáveis como temperatura e concentração dos gericidas adicionados.
Métodos e soluções: Calor a seco, fervira em água em 30 minutos, formaldeído, pastilhas.
Características de um desinfetante: ação rápida,