Desigualdades sociais inclusão ou exclusão de
Sidinei Volmar Garcia Ramires
Desigualdades sociais Inclusão ou Exclusão de
Deficientes físicos
Dracena-SP
2009
1. Introdução
O não entendimento da sociedade em relação as pessoas diferentes faz com que elas sejam rejeitadas, excluídas e por isso as vezes terem comportamentos agressivos (Oliveira, noprelo).
E pior muitos auto se excluem da sociedade pela sua deficiência, mas isto vem dês da antiguidade (Oliveira ,noprelo).
Na antiguidade vemos as pessoas como perfeita, na Grécia os deuses tinham aparências perfeita, a bíblia diz que somos um reflexo de Deus.
Na antiguidade como Grécia as pessoas não entendiam as deficiências, achavam que era maldição ou castigo (Oliveira ,noprelo).
Quando nascia uma pessoa com algum tipo de deficiência a família o sacrificava aos deuses ou abandonava-os em praças ou em outros lugares.
Mas não só na Grécia mas em muitos outros locais aconteciam coisa bárbaras com eles em Esparta eram lançados dos rochedos para não viverem. A religião no começo achou que estava ajudando criando asilos mas apenas evitava da morte física mas o emocional não pois eles eram esquecidos lá.
Com o passar do tempo foi criado os centros de ensino para estas pessoas, até chegar hoje que estas pessoas estão sendo matriculados em escola publicas. Mas ainda com dificuldade de aceitação dos alunos ditos normais e dos própios pais deles, que por não entenderem a necessidade destes alunos em conviver com as mesmas crianças.
Pois os alunos deficientes têm os mesmos direitos de estudarem e serem tratados como os demais.
Pois eles tem uma capacidade intelectual até maior que os outros e eles convivendo com crianças ditas normais irão desenvolver melhor seu lado cognitivo, afetivo, motor e intelectual.
Hoje temos varias leis criadas para facilitar e melhorar a vida destas pessoas que podem dizer uma sociedade pois 14,5 da população brasileira possui alguma deficiência.
2. Objetivo
2.1 Objetivo geral