Linguagem
Índice
Resumo 3 Breve História da Censura 4 O Estado Novo 5 A Censura no Estado Novo 7 A Censura na literatura 9 A Censura e os escritores Portugueses 10 Conclusão 12 Tábua Cronológica 12 Marcos na história da censura em Portugal 12 Bibliografia 15
Resumo
A censura foi por excelência a arma do Estado Novo, para destruir à origem qualquer iniciativa de contestação à ditadura. Um meio importante, entre outros, mas não menos poderoso e eficaz de preservar a ditadura, e a história veio demonstrar que o lápis azul foi apenas um dos meios num mecanismo repressor muito mais alargado e tentacular que era transversal a todo um país. Os portugueses ainda recordam a política do regime do Estado Novo que institucionalizou o controlo dos meios de comunicação e condicionou o desenvolvimento cultural, e contrariamente ao que ainda hoje é corrente pensar-se, a mesma não se limitava a reprimir a imprensa escrita, foi igualmente constante e arrasadora ao nível do teatro, do cinema, da televisão, da radiodifusão, do livro e das artes plásticas. A censura foi usada pela ditadura para tentar moldar literalmente o pensamento dos portugueses em conformidade com os valores e interesses do regime.
Breve História da Censura
A censura é uma arma tão antiga quanto a sociedade humana se tornou organizada. Meio de pressão, move sentimentos e ideais., O que para uns representa um meio de violar o direito de livre expressão, para outros é um instrumento de defesa dos costumes morais.
A censura está presente, em alguma forma, implícita ou explicita na sociedade humana.
Exerce-se a censura por meio do exame e da classificação do que se considera imoral, crime, pecado, heresia, subversão ou qualquer outro acto susceptível de supressão e/ou punição exemplar. Mesmo assim, o século XX assistiu ao nascimento e derrota de regimes tragicamente autoritários, em que a censura teve uma