luuuuuu

1644 palavras 7 páginas
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI
FACULDADES DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
PROF: RUDINEI BARICHELLO AUGUSTI
PERÍODO: 1º
ACADÊMICO: GIOVAN RAQUIEL RUSCHEL

Entre as principais características que marcam a atual realidade social e econômica na globalização, esta o elevado índice de desemprego, e o aumento da exclusão social. Pode-se notar como se fala na imprensa, a maioria das noticias sempre é o desemprego e a pobreza que existe nos países subdesenvolvidos.
Então para uma pessoa viver ela precisa de um emprego, um salário que pode manter ela e as pessoas que vivem ao seu redor. Mas hoje em dia muitas pessoas precisam mostrar que merecem viver para ter esse direito, e assim também mostrando que são útil e lucrativo para a sociedade acima deles. Isso pode se ver no mercado de trabalho, onde os mais fortes ou seja os mais novos sempre tem mais chances de conseguir um emprego, mas exigindo deles o dobro que eles podem exercer. Assim teremos sempre uma competição onde os mais fortes sempre sai com vantagem e desfrutando da incompetência dos “inimigos.” Vê se que essas “guerras” que se tem na globalização vem do próprio homem, isso motiva novos espaços econômicos, novos mercados, novos produtos e, ao mesmo tempo em que produz e reproduz sua própria ideologia, faz com que se aceita as injustiças, desigualdade e exclusão social.
Como as empresas privadas que se situam nos países de baixa renda, e não levam em conta nenhuma ética, nenhum sentimento humano. Elas não necessitam responder por sucessos ou fracassos, e não tem outros interesses a não ser a lucratividade e a valorização do seu capital. Assim formam uma espécie de nação, que sempre tem mais poderes estatais e aumenta seu comando pelas instituições dos países. Tendo assim a desarticulação dos setores econômicos, marginalizando e excluindo as classes produtivas (operários e fabricantes), peças fundamentais para o mercado nacional. Então

Relacionados