desigualdade e invisibilidade social
ATPS- ETAPA 2
Passo 1(individual)
Ler o texto a seguir indicado:
CARNEIRO, Ana da Silva Carvalho Carneiro. A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira. Disponível em ... Acesso em: 27 set. 2012.
Passo 2:
Reunir-se em equipe com o intuito de partilhar as percepções de cada indivíduo acerca do texto lido, a fim de promover uma reflexão crítica sobre os pontos comuns levantados na discussão pelos alunos.
A autora tem como objetivo analisar a desigualdade social e como conseqüência deste fenômeno a invisibilidade social. O artigo é desenvolvido com base em dois autores, quais sejam, Jessé de Souza (sociólogo) e Fernando Braga da Costa (psicólogo), que demonstram em suas obras que o fenômeno da desigualdade social é constituinte da sociedade brasileira. Souza critica também autores da sociologia clássica da desigualdade da história na colonização do Brasil.Tais autores ao buscar a identidade nacional do povo brasileiro exaltam as qualidades, a partir de uma visão endógena, explicando o comportamento dos brasileiros a partir do próprio comportamento e da colonização brasileira, sem propiciar uma interlocução crítica totalizadora sobre as modernidades periféricas.
Já o psicólogo Fernando Braga da Costa aborda o tema da humilhação social e da invisibilidade a partir de casos emperícos registrados em pesquisas realizados por ele. O autor passou dois anos acompanhando os garis da Universidade, cujo trabalho precário é alvo de humilhação social e provoca intenso sofrimento psíquico nos referidos sujeitos. uma profissão subalterna não qualificada e escolheu aconpanhar gariz na universidade de s. p. ,então ele resolveu esplorar o tema em sua disertaçaoe passou dois anos acompanhndo este trabalho
cuja a atividade precária nesta mesma condição é alvo de humilhação social e provoca imenso sofrimento psiquiconestas pessoas.A invisibilidade social enfrentada no trabalho dos garis e