desigualdade e a invisibilidade social
Filme: Tempos Modernos.
O filme retrata a trajetória de um operário de uma grande Fábrica que tem um trabalho repetitivo de apertar parafusos e de tantos movimentos repetitivos ele tem problemas de estréss ,e estafado ele perde a razão .
Ele é despedido e internado, mesmo depois de recuperado ele tinha consciência que sua vida já voltaria a mesma rotina uma vida de estafas, correria nas ruas, desemprego, fome e miséria.
Tempos Modernos: retrata a vida urbana na década de 30 nos Estados Unidos quando a depressão atingiu toda a sociedade, levando a população a fome e a miséria
O filme trata as desigualdades sociais da vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar uma sociedade capitalista que explora os trabalhadores.
A alienação do operário é outra critica enfatizada dentro do filme o exemplo seria o movimento repetitivo que Carlitos faz ao apertar os equipamentos mostrando a importância das maquinas contra os trabalhadores .
No inicio o filme mostra um rebanho de ovelhas indo para o matadouro e logo mostra após mostra os operários indo para as Indústrias , assim fazendo alusão simbolizando os operários totalmente submissos em seus empregos nas fábricas , tendo que dar o máximo de si para a produção das Indústrias gerando lucros para o capital.
O relógio retrata a rapidez em que a Indústria é movida e representa também a necessidade do mercado que cresce cada vez mais .
A cena em que Carlitos entra nas engrenagens da máquina representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado psicologicamente pela máquina.
A crescente urbanização também é mostrada em tempos modernos onde Carlitos ao sair da clínica é aconselhado pelo médico a ficar calmo e isso soa como ironia crítica, já