desigualdade social e capitalismo
O objetivo da sociologia é encontrar meios para que possamos compreender situações cotidianas com percepções que vão além de nossas experiências pessoais.
Entender a sociedade em que vivemos e as questões sociais que ele apresenta é uma razão para que estudemos Karl Marx, Marx criticou a estrutura Capitalista, interpretando a vida social conforme a dinâmica da luta de classes.
O Brasil é um país com enorme contraste social, onde as relações entre o proletariado e os detentores dos meios de produção são injustas e alienantes.
1
2.A desigualdade tente a se acumular
A diferença humana sempre se dá em aspectos simples: sociais ou físicos.
Quando se fala em desigualdade social associa tal tema diretamente a uma sociedade onde existam grupos sociais em uma situação mais vantajosa comparado a outros.
Podemos constatar isso em nossa sociedade ao nos depararmos com indivíduos que vivem na miséria enquanto outros se encontram rodeados de fartura, boa qualidade de vida.
O estado de miséria, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge muitos brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade e a violência, são expressões do grau a que chegou a desigualdade social no Brasil. Figura1: contextohistorico.blogspot.com (desigualdade social)
2
Tais ocorrências não são acidentais, e sim consequência de um conjunto de relações que atingem o ambiente de contato social. Tendo relações, por exemplo, na economia que levam a exploração do trabalho e ao acumulo de capital na mão de poucos.
As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente em sua sociedade.
Um empresário normalmente é elogiado, louvado, ou seja, é visto pelos outros como um homem bem sucedido, além disso, é citado para todos como modelo. Para os demais