Desigualdade, Hierarquia e Oportunidades da Sociedade Capitalista
AS OPORTUNIDADES DAS CAMADAS SOCIOECONOMICAS MODERNAS
A DESIGUALDADE DA SOCIEDADE CAPITALISTA
As classes sociais representam como a desigualdade se estrutura na sociedade capitalista. No contexto de Marx, existem duas fundamentais: a burguesia, que dá vida ao capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado. Elas são contraditórias, mas uma depende da outra para sobreviver. Além delas, com o tempo frações delas são criadas, como classes médias, podendo apoiar qualquer um dos lados.
Palavras de Marx
- Segundo Marx, ele não descobre a existência das classes na sociedade moderna, apenas prova: 1. que a existência de classes somente tem lugar em determinadas frases históricas do desenvolvimento da produção; 2. que a luta de classes necessariamente conduz à ditadura do proletariado; 3. que esta mesma ditadura não constitui senão a transição no sentido da abolição de todas as classes e da sociedade sem classes.
- De todas as classes que se opõe a burguesia, só o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária. As camadas médias combatem a burguesia porque esta compromete sua existência, portanto sendo conservadoras e reacionárias. Ao se tornarem revolucionárias se transformam em parte do proletariado, sem defender seus interesses atuais, mas os futuros. Abandonam seu ponto de vista para se colocar no dos trabalhadores assalariados.
DESIGUALDADES DE RIQUEZA PRESTÍGIO E PODER
Max Weber divide a hierarquia social em três dimensões: econômica (riqueza/as classes), social (status ou prestígio/gru- pos de status) e política (grupos de poder). Com elas, ele afirma que muitas pessoas podem ter renda e posses, mas não prestígio, nem status, nem posição de dominação. Ex.: Loteria. Consequentemente, também se pode ter prestígio ou poder e não ter os outros fatores. Para ele, classe é um grupo humano em mesma situação de classe, ou seja, com as mesmas oportunidades de acesso a bens,