03 Caracteristicas do fato social
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
Ação Social
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relações a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional, na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Metodologia de Weber: Método Compreensivo
Método Compreensivo: resgate interpretativo do passado para a compreensão do presente, pelo qual busca o nexo causal dos sentidos compartilhados entre indivíduos e grupos em seu existir socialmente, o referido método utiliza-se de um recurso teórico chamado tipo ideal, que consistem em conceitos selecionados que permitem a tradução adequada de aspectos da realidade, que é infinita, segundo Weber, ao contrário da capacidade humana de compreensão; Assim, fica clara a impossibilidade de análise humana de toda a realidade.
A idéia de alienação
Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento