Designer
Uma vez de se tratar não de uma propriedade do objeto, mas de um elemento perceptivo, a cor tem uma série de implicações na Psicologia. esc Dessa Forma, a percepção da cor pode causar uma série de sensações, de acordo com cada cultura, que costuma ser muito explorada pela publicidade. A cultura ocidental faz associar, por exemplo, o verde a esperança, o vermelho à fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.
A Gestalt (psicologia da forma) também se preocupou com a percepção das cores.
Constância da Cor[editar | editar código-fonte]
O fenômeno da constância da cor faz com que as superfícies pareçam manter aproximadamente a mesma cor sob diferentes iluminações. O sistema nervoso aparentemente extrai aquilo que é invariante sob as mudanças de iluminação. Embora a radiação luminosa mude, nossa mente mantém os padrões sob a luz branca, agrupa-os e classifica-os como se fossem sempre os mesmos.
Simbologia das cores1 [editar | editar código-fonte]
Há a crença de que as cores teriam diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, embora isso seja extremamente duvidável conforme a comunidade científica. Os supostos efeitos seriam:
Vermelho é paixão, entusiasmo, encontro entre pessoas. Estimula ações agressivas;
Amarelo é concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto. Está associado a positividade e a boa sorte;
Laranja é equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante;
Verde é esperança, abundancia, cura. Estimula momentos de paz e equilíbrio. É a cor da revelação, também representa a ganância.
Azul é purificação, expulsa energias negativas. Favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Estimula a busca da verdade interior;
Lilás é a cor que tem mais influencia em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade;
Branco é purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a imaginação e a