QUEM É O DESIGNER
Bruna Gabriela Leite Berlesi,
Kathleen Ribeiro Avaly,
Vanderléia Castro Rodrigues
Victória Pires Alloy
1. INTRODUÇÃO: Entender o que é design e quem é o profissional de design é fundamental para o esclarecimento e a divulgação diante da população, é também deveras importante para auxiliar na escolha da profissão.
A profissão do designer não é tão valorizada pela falta de conhecimento por parte da população e segundo Bonsiepe (2011), pela banalização do termo “Design”. “O design se transformou e um evento midiático, em espetáculo – acompanhado por um número respeitável de revistas que funcionam como caixas de ressonância para esse fim.” ( BONSIEPE, 2011, p.18) Ainda segundo Bonsiepe, hoje, quando se fala sobre design, logo pensam em design de moda. O termo evoca estilistas como Ralph Lauren ou Giorgio Armani.
O fato de a profissão ainda não ser reconhecida legalmente também dificulta o entendimento a cerca do trabalho do designer. Através deste artigo busca-se esclarecer quem é o Designer e em que áreas este profissional pode atuar. Visamos, com isso, esclarecer as dúvidas de alunos do Centro Universitário Ritter dos Reis a cerca da profissão.
2. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa qualitativa é avaliar o que os alunos do Centro Universitário Ritter dos Reis, que não estudam na área, entendem como design e quem é o profissional de design.
Os objetivos específicos da pesquisa proposta são: descrever como é visto esse profissional e identificar qual é o conhecimento dos alunos em relação ao assunto
3. O QUE É DESIGN?
Segundo Bonsiepe, a popularização do design durante a década de 180 transformou a palavra ‘design’ em um termo multiuso. Seria hipócrita queixar-se desse fato desse fato; porém, a polarização leva a uma visão distorcida. Frequentemente, usa-se o termo ‘design’ como etiqueta para uma classe especial de produtos (...). Isso tende a esconder o fato de que todos os artefatos matérias e semióticos são